Brochuras dos pacotes
A brochura de um pacote é uma página com a informação base de um pacote, tag, área geográfica ou catálogo, que vai ser indexada pelos motores de busca como o Google, Bing, Yahoo, etc... para permitir que seja fácil encontrar a página através dos mesmos.
As páginas das tags, catálogos e áreas geográficas são geradas automaticamente através da análise da configuração do pacote. No entanto, nenhuma destas páginas é adicionada automaticamente ao menu, sendo necessário configurar as mesmas.
Índice
Sitemap
A página da brochura do pacote é criada automaticamente para todos os pacotes disponíveis no site, da mesma forma, são criadas as páginas das tags, catálogos e áreas geográficas. O único passo requerido é a disponibilização dos pacotes no canal de vendas, da mesma forma que é feita hoje para a pesquisa de pacotes.
O site por trás do cenário vai gerar o sitemap.xml
com os links para todos os pacotes, tags, catálogos e áreas geográficas. Segue em baixo exemplo do sitemap para cada temática:
Pacotes
Áreas geográficas
Tags
Catálogos
Com esta informação os motores de busca conseguem perceber quais os links relevantes para indexar e disponibilizar nas suas páginas de procura.
Partilhar o URL
Outra vantagem das páginas das brochuras é a partilha do URL, este pode ser partilhado de duas formas, URL completo ou a sua versão simplificada.
URL completo (original)
- Pacote -
http://localhost:52000/dubai-fascinante-modalidade-terrestre-P1-7
- Catalogo -
http://localhost:52000/america-do-sul-C83
- Área geográfica -
http://localhost:52000/san-carlos-bariloche-G75148
- Tag -
http://localhost:52000/esportes-e-aventura-T5
URL simplificado
- Pacote -
http://localhost:52000/P1-7
- Catalogo -
http://localhost:52000/C83
- Área geográfica -
http://localhost:52000/G75148
- Tag -
http://localhost:52000/T5
Como podem facilmente verificar a diferença entre o URL completo e o simplificado é o texto antes do identificador que desaparece. No exemplo a cima os identificadores são: P1-7
formato no caso do pacote, C83
catálogos, G75148
áreas geográficas e T5
para as tags.
Para a construção dos URLs completos usamos os princípios abaixo enumerados, que correspondem às três principais leis de construção de URLs a dar aos motores de busca para indexar.
- Um humano tem de ser capaz de ler o URL e extrair o seu contexto;
- Usar o menor nível de profundidade depois do hostname;
- Evitar o uso de parâmetros no URL.
Multimédia adicional
Em cada uma das páginas criadas automaticamente é possível associar multimédia, personalizando dessa forma a página de cada brochura, como podem observar nos tópicos em baixo.
Brochura pacotes
Neste caso, é usada a multimédia disponível na página do detalhe do pacote, dessa forma a configuração é feita dentro do pacote.
Exemplo da multimédia do pacote na brochura fica com o aspeto em baixo.
Brochura tags
Aceder à interface de gestão das tags, selecionar a tag pretendida e clicar no separador da multimédia:
Brochura catálogos
Aceder à lista de catálogos clicar em editar e adicionar a multimédia desejada:
Brochura áreas geográficas
Aceder à gestão das áreas geográficas escolher a respetiva, clicar em editar e selecionar o separador multimédia:
Em baixo segue um exemplo da brochura de uma área geográfica, onde foi adicionada à multimédia da mesma imagens e uma pequena descrição. As imagens adicionadas estão representadas pela galeria e a descrição fica por baixo da galeria.
Por baixo desta encontra-se a lista de pacotes que passam por São Paulo.
As brochuras de tags, catálogos e de áreas geográficas têm todas o mesmo aspeto (igual à imagem em cima).
No caso de não ser definida qualquer multimédia a apresentação fica com o aspeto da imagem seguinte.
Redes sociais
Com estes URLs simplificados dos produtos podemos partilhar nas redes sociais, de momento temos a possibilidade de partilha via Google Plus, Facebook e Twitter.
Para ativar a partilha é necessário ir às configurações do respetivo site e ativar as redes sociais pretendidas, como mostra a imagem em baixo.
No site, a possibilidade de partilha existe na lista de pacotes dentro da brochura das tags, catálogos e áreas geográficas. Cada pacote nesta lista tem o icon de partilha que ao ser clicado mostra as redes sociais disponíveis, como mostra a imagem em baixo.
Dentro do próprio pacote também há a possibilidade de partilha como pode verificar na imagem seguinte.
Menu
Como referido anteriormente estas páginas geradas automaticamente a partir dos pacotes disponíveis no canal de vendas, não são adicionadas ao menu. No entanto, existe a possibilidade de o fazer.
O processo é igual à configuração de qualquer outra página, primeiro escolher o tipo de página /Brochura/Pacote
para pacotes, /Brochura/Tag
para as tags, /Brochura/Catalogo
para catálogos e /Brochura/Geo
para as áreas geográficas e no final fazer a sua configuração.
No exemplo em baixo pode ver a lista de brochuras e a escolha da tag que vai ficar no menu do site.
O resultado da configuração no site fica.
Microdata
A grande vantagem de usar esta estrutura é dar aos motores de busca o contexto da informação contida na página. Com esta informação, eles conseguem fazer uma pesquisa mais inteligente e direcionada ao contexto da página.
Em baixo segue um exemplo de um pequeno conteúdo que pode estar inserido em qualquer multimédia, neste podemos visualizar a formalização da informação apresentada segundo a norma da Microdata.
<div itemscope itemtype="http://schema.org/Place">
<h1>Qual é a latitude e longitude do <span itemprop="name">Empire State Building</span>?</h1>
Resposta:
<div itemprop="geo" itemscope itemtype="http://schema.org/GeoCoordinates">
Latitude: 40 deg 44 min 54.36 sec N
Longitude: 73 deg 59 min 8.5 dec W
<meta itemprop="latitude" content="40.75" />
<meta itemprop="longitude" content="73.98" />
</div>
</div>
Qualquer HTML inserido nas diversas multimédias pode estar de acordo com este formato para mais informações ver a documentação em https://schema.org.
No caso particular das brochuras o site está a usar este formato para formalizar as ofertas, preços, moedas, imagens etc... como podem ver no exemplo em baixo.
Do HTML em cima os motores de busca conseguem retirar a seguinte informação.
Brochura Api
Existe a possibilidade de obter às informações das brochuras em formato JSON, para isso existem os seguintes:
/Brochura/Pacotes – lista de pacotes apenas com informação básica;
/Brochura/Pacotes/{id} – devolve o detalhe de um pacote;
/Brochura/Destinos – lista de destinos contidos nos pacotes;
/Brochura/Destinos/{id} – devolve o detalhe de um destino;
/Brochura/Catalogos – lista de catálogos contidos nos pacotes;
/Brochura/Catalogos/{id} – devolve o detalhe de um catalogo;
/Brochura/Motivacoes – lista de motivações/tags contidas nos pacotes;
/Brochura/Motivacoes/{id} – devolve o detalhe de uma motivação/tag;
Concluindo
O grande objetivo das brochuras é conseguir melhorar a performance de pesquisa nos diversos motores de busca (SEO - Search engine optimization).
As grandes armas usadas para atingir esse objetivo são: o sitemap indicando ao motor de busca os links que devem ser indexados, a estrutura do URL das brochuras que facilita a partilha e a sua interpretação e a microdata que fornece a semântica do conteúdo abordado em cada página.